Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ IBBY Brasil

Criada em 23 de Maio de 1968, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ é a seção brasileira do International Board on Books for Young People – IBBY (http://www.ibby.org/) quando se constituiu como uma instituição de direito privado, de caráter técnico-educacional e cultural, sem fins lucrativos, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro.

Missão

Promover a cultura escrita por meio da prática da leitura de literatura e divulgar o livro de qualidade para crianças e jovens.

Visão

Contribuir para uma educação de qualidade para crianças e jovens que, por meio dos livros, semeie o respeito às diferenças de todos os tipos, a solidariedade e a paz.

Valores

Valorizar a leitura e o livro de qualidade para crianças e jovens; Divulgar a produção brasileira desses livros, em particular, os de literatura e informativos; Contribuir para a formação leitora dos educadores – professores, bibliotecários e famílias-, quanto ao conhecimento das teorias e experiências sobre temas afins, tais como leitura, literatura e formação de bibliotecas; Valorizar a biblioteca da escola, a pública e a comunitária como o lócus, por excelência, para o acesso democrático à cultura escrita e para a prática da leitura.

Ação pioneira no Brasil para a divulgação dos livros de qualidade  para crianças e jovens

No início dos anos 60, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Nacionais – INEP/MEC recebeu uma correspondência da seção espanhola do International Board on Books for Young People-IBBY, que sugeria a criação, no Brasil, de uma seção do órgão. Maria Luiza de Barbosa de Oliveira, técnica em Educação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o INEP/MEC convidou as colegas Laura Sandroni e Ruth Villela de Souza da organização de Bandeirantes a criarem essa seção.

O INEP apoiou a iniciativa e cedeu uma sala em sua sede, então à Rua Voluntários da Pátria, no bairro de Botafogo, para que o grupo pudesse desenvolver a proposta. As entidades instituidoras da FNLIJ são: Associação Brasileira do Livro, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Associação Brasileira de Educação, Câmara Brasileira do Livro, Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Rio de Janeiro e União Brasileira de Escritores.

Com o aumento do seu acervo de livros, em 1979, com apoio do MEC, a FNLIJ mudou-se para o Palácio Gustavo Capanema, no Centro da cidade permanecendo por 39 anos. Devido a obras no prédio histórico, desde julho de 2018, obteve autorização da Fundação Biblioteca Nacional-Ministério da Cultura para se estabelecer em parte da  Casa da Leitura, prédio que pertence à FBN, situada no bairro de Laranjeiras.

Literatura para Crianças e Jovens no Brasil

Como IBBY Brasil, a principal missão da FNLIJ é promover e divulgar livros de qualidade para as crianças e jovens, segundo critérios do IBBY quanto à qualidade do conjunto que compõe o objeto livro como expressão de arte: texto, ilustração e  projeto gráfico.

Para tal, deu início a sua ação institucional desenvolvendo uma pesquisa sobre o estado da arte da produção cultural brasileira para crianças e jovens. A pesquisa resultou no livro “Bibliografia Analítica da Literatura Infantil e Juvenil Publicada no Brasil de 1965 a 1974”, publicado pela editora Melhoramentos, em 1975,  em parceria com o Ministério da Educação e Cultura. A partir desse trabalho de pesquisa, a FNLIJ  iniciou  a análise anual dos livros publicados no Brasil e enviados à FNLIJ pelos editores, visando à promoção e à divulgação dos melhores livros e que formam a base do trabalho da FNLIJ.

A continuação do trabalho de análise das publicações resultou em um  2º volume : “Bibliografia da Literatura Infantil e Juvenil publicada no Brasil de 1975 a 1978”, publicada em 1984, pela editora Mercado Aberto. Ambas publicações, estão esgotadas.

A FNLIJ se mantém com recursos advindos de contribuições mensais de seus mantenedores – empresas ou pessoas físicas – em sua maioria editores do setor de livros infantis e juvenis e de projetos que desenvolve em parceria com instituições privadas e públicas.

Por ocasião dos seus 40 anos, com apoio das editoras de livros para crianças e jovens, a FNLIJ publicou o livro “Um Imaginário de livros e leituras: 40 anos FNLIJ” que resume esse período de sua história. O livro pode ser acessado pelo link:  http://www.fnlij.org.br/site/publicacoes-em-pdf/item/31-40-anos-da-fnlij.html

Para os 50 anos, comemorados em 2018, o projeto de uma nova publicação atualizando o trabalho dos 10 anos seguintes, embora planejada, não foi possível. Para manter a tradição do registro escrito o então informativo mensal da instituição, “Notícias”, em seu número 5/2018, apresentou uma linha do tempo dos 50 anos da instituição, publicação que pode ser acessada pelo link: http://www.fnlij.org.br/site/jornal-noticias/item/950-maio-de-2018.html

A publicação mensal “Noticias FNLIJ” por falta de recursos, se encerrou em julho de 2018. As edições de 1986 até julho de 2018 podem ser acessadas no site da FNLIJ link: http://www.fnlij.org.br/site/jornal-noticias.html

Prêmio FNLIJ 

Em 1975, teve início a premiação anual da FNLIJ, referente às publicações do ano anterior com o Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes –  O Melhor Livro para Criança para o livro O Rei de Quase Tudo, de Eliardo França ainda em catálogo e publicado em vários países.

O Prêmio FNLIJ é a distinção máxima concedida pela instituição aos melhores livros de literatura infantil e juvenil e que hoje conta com 18 categorias e todas com referência a nomes de autores brasileiros de LIJ, falecidos: Criança, Jovem, Imagem, Poesia, Informativo, Tradução Criança, Tradução Jovem, Tradução Informativo, Tradução Reconto, Projeto Editorial, Revelação Escritor, Revelação Ilustrador, Melhor Ilustração, Teatro, Livro Brinquedo, Teórico, Reconto e Literatura de Língua Portuguesa. A FNLIJ disponibiliza o selo eletrônico do Prêmio FNLIJ para os premiados.

Todos os títulos que receberam o Prêmio FNLIJ podem ser conhecidos no site da FNLIJ ou pelo link: http://www.fnlij.org.br/site/premio-fnlij.html

Prêmio Hans Christian Andersen – IBBY

É a partir dos livros premiados que a FNLIJ apresenta as  indicações dos autores brasileiros a prêmios internacionais. Dentre eles, o mais importante, é o Prêmio Hans Christian Andersen-IBBY para o qual, como seção brasileira do órgão, está apta a nomear os candidatos.

O Prêmio HCA-IBBY é bienal e as indicações da FNLIJ foram vitoriosas por três vezes. Em 1982, com Lygia Bojunga e, em 2000, Ana Maria Machado. Elas foram as únicas autoras da América Latina a receber o Prêmio HCA, até 2012, quando ganhou a escritora argentina Maria Teresa Andruetto.  

Em 2014, novamente a indicação da FNLIJ para o Prêmio HCA foi pioneira trazendo para o Brasil, e para a América Latina, o reconhecimento internacional da qualidade dos ilustradores brasileiros, com a vitória de Roger Mello.

http://www.fnlij.org.br/site/images/HCA_2018.pdf

Lista de Honra do IBBY

O IBBY publica, a cada dois, a sua Lista de Honra com nomeações das suas seções nacionais para três categorias: escritor, ilustrador e tradutor. Os livros da Lista de Honra do IBBY não são submetidos à seleção do órgão internacional cabendo às seções nacionais nomearem os três selecionados para compor a lista do seu país. A FNLIJ, como IBBY Brasil encaminha os títulos dos três livros brasileiros para Lista de Honra do IBBY. Veja a lista completa dos nomeados no link: http://www.fnlij.org.br/site/images/Listagem_de_Honra_do_IBBY.pdf

A Biblioteca FNLIJ

A Biblioteca FNLIJ, reúne o maior acervo nacional de literatura infantil e juvenil com quase 52 mil exemplares, sendo 32 mil títulos de literatura infantil e juvenil, em português.

O acervo da FNLIJ se constitui pela doação dos editores que enviam, cinco exemplares de cada título publicado, no ano em análise, para a Seleção Anual da FNLIJ que culmina com os Prêmios da FNLIJ.

Em 2007, com patrocínio inicial da Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Adoção de Entidades Culturais e depois da Petrobras foi possível disponibilizar, pelo site da FNLIJ, as informações sobre os títulos de literatura infantil e juvenil pertencentes ao acervo. http://fnlijservidordb2.viewdns.net:81/pergamum/biblioteca/

A Biblioteca da FNLIJ, base referencial para os projetos da FNLIJ, tem como principais metas:

•        Subsidiar a ação de pesquisadores, editores, autores e especialistas em literatura para crianças e jovens quanto à informação sobre leitura e literatura infantil e juvenil;

•        Oferecer uma base referencial, permanentemente atualizada, sobre literatura infantil e juvenil e leitura;

•        Promover a leitura literária de qualidade junto à população em geral, e em particular, a educadores, considerando-a como básica para a formação educacional e cultural de crianças e jovens;

•        Divulgar a literatura brasileira para crianças e jovens por meio de exposições do acervo no Brasil e no exterior;

•        Subsidiar a formação de professores por meio de seminários, cursos e publicações da FNLIJ;

•        Subsidiar políticas culturais e educacionais de compra de acervos e programas de leitura.

IBBY Brasil / FNLIJ

Além de atuar no país como IBBY Brasil, a FNLIJ participa dos eventos pioneiros e mais importantes do mundo do livro para crianças e jovens.

  • Congressos Internacionais do IBBY

Os Congressos do IBBY são bienais ocorrendo em setembro e são promovidos pelas seções nacionais que se candidatam para receber o evento. A FNLIJ foi responsável pelo 14º Congresso do IBBY, ocorrido no Rio de Janeiro, em 1974, sendo o primeiro congresso fora do Hemisfério Sul. A FNLIJ participa dos Congressos do IBBY quando recebe apoio para a viagem. O 37º Congresso do IBBY será em Moscou, na Rússia, de 2 a 6 de setembro de 2020. Mais informações acesse o link do congresso  https://ibbycongress2020.org/en/news/97-september-4-ibby-mibf

  • Feira do Livro para Crianças de Bolonha – Itália

Desde 1974, a FNLIJ participa, anualmente, da Feira do Livro para Crianças em Bolonha (http://www.bookfair.bolognafiere.it/home/878.html) divulgando os autores brasileiros produzindo uma seleção dos livros publicados no ano anterior.  Os catálogos da FNLIJ, publicados a partir de 2009, podem ser acessados no site da FNLIJ www.fnlij.org.br no item Publicações em PDF (http://www.fnlij.org.br/site/publicacoes-em-pdf/catalogos-de-bolonha.html).

Em 1995, por seu trabalho contínuo divulgando livros dos escritores e ilustradores brasileiros, a FNLIJ conquistou, para o Brasil, a honra de ser o segundo país homenageado pela Feira de Bolonha. A distinção ocorreu novamente, em 2014, quando a FNLIJ completou 40 anos de presença na Feira. Para as duas ocasiões, em parceria com editores e o governo brasileiro, a instituição foi responsável pela curadoria das duas exposições de ilustrações de artistas brasileiros do livro para crianças e jovens apresentadas na Feira de Bolonha e dos respectivos catálogos que acompanharam a mostra. Essas  exposições foram as únicas organizadas  para divulgar no exterior os autores brasileiros do setor.

A Feira de Bolonha, inaugurada em 1964, é também o local tradicional de encontro da “família IBBY” quando as seções presentes trocam experiências sobre  suas ações locais e sobre os livros e seus autores. Também é em Bolonha que ocorre um dos dois encontros anuais do Comitê Executivo do órgão. O IBBY realiza, durante a feira, uma conferência para a imprensa onde, a cada dois anos, anuncia os vencedores do Prêmio HCA /IBBY.

  • Bienal de Ilustração de Bratislava-  República Eslováquia

Desde 1974, a FNLIJ participa da Bienal de Ilustração de Bratislava, que foi criada pelo IBBY da, então Checoeslováquia, apresentando uma seleção de ilustradores brasileiros para a exposição internacional do evento e também indicando jovens ilustradores para participação em workshop e candidatos a membros do júri. https://www.fnlij.org.br/site/item/1217-bienal-internacional-de-bratislava-bib-2019.html

Concursos FNLIJ

Como o objetivo de reconhecer e divulgar as ações de promoção de leitura realizadas com livros de LIJ com crianças e jovens a FNLIJ criou quatro concursos.

  • Concurso FNLIJ Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil  

Como seção brasileira do IBBY, a FNLIJ inspirou-se no prêmio da instituição, o IBBY Asahi Reading Promotion Award, para programas de incentivo à leitura, para o qual indica iniciativas brasileiras. Com sua primeira edição em1994,  concurso é primeiro no Brasil com o objetivo de reconhecer e valorizar os trabalhos que promoveram a leitura de livros de literatura e informativos realizados em escolas, bibliotecas e pela sociedade  visando a formação de uma sociedade leitora.

Em 2019, foi realizada a 24ª edição do Concurso FNLIJ Melhores Programas de Incentivo à Leiturahttp://www.fnlij.org.br/site/concursos-fnlij.html

  • Concurso Leia Comigo!

É dirigido a adultos – pais, professores, educadores em geral – para relatar experiências de leitura compartilhada com crianças e adolescentes.
Dividido em duas categorias – relato real e relato ficcional-.
o objetivo é de valorizar a prática da leitura partilhando vivências de forma a motivar famílias e professores.  Como parte integrante dessa ação, em 2001 a FNLIJ criou a campanha Leia Comigo! e em 2002 o Concurso FNLIJ Leia Comigo!

Em 2019 foi realizado o 18º Concurso FNLIJ Leia Comigo. – http://www.fnlij.org.br/site/concursos-fnlij.html

Concursos para e sobre a literatura infantil e juvenil escrita por indígenas

Em 2004, a FNLIJ iniciou a parceria com o INBRAPI – Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual. Visando o fortalecimento da década dos povos indígenas (2005-2015), proclamada pela UNESCO, foram criados dois concursos que visam fortalecer a literatura infantil e juvenil escrita por indígenas e os trabalhos de professores com essa literatura. Atualmente, essa parceria se dá com o Instituto Uka.

  • Concurso FNLIJ/Uka Tamoios 

É dirigido para textos inéditos de  LIJ de autores indígenas ou autores que possuam alguma filiação indígena.

Em 2019, foi realizado o 16ºConcurso FNLIJ/Uka Tamoios 

http://www.fnlij.org.br/site/concursos-fnlij.html
  • Concurso FNLIJ/Uka Curumim

Concurso dirigido a adultos que trabalham com a promoção de obras literárias de autoria indígena em salas de aula, bibliotecas, escolas, comunidades, desenvolvidas por professores, bibliotecários e educadores. Uma bibliografia recomendada de obras indígenas acompanha o regulamento.-

Em 2019, foi realizado o 16ºConcurso FNLIJ/Uka Curumim 

http://www.fnlij.org.br/site/concursos-fnlij.html

Projetos FNLIJ

Ciranda de livros

Na década de 1980, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, responsável pela divulgação e logística do projeto, e por mediar o patrocinador do projeto, a FNLIJ criou o projeto Ciranda de Livros.

Foi o primeiro projeto nacional que levou livros de literatura para as escolas públicas do primeiro segmento, localizadas em regiões distantes dos grandes centros e mais pobres do país. Em 1984, o projeto recebeu o reconhecimento da UNESCO concedendo à FNLIJ, o Premio de Alfabetização.

A Ciranda de Livros motivou o então Ministério da Educação e Cultura a iniciar uma ação de distribuição anual de livros de literatura nas escolas públicas do país que durou  até 2014 em formatos e abrangências diferentes.

Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Em 1999, a FNLIJ incluiu uma nova ação em seu histórico institucional criando  o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens  somente com livros de literatura e informativos para o público infantil e juvenil, além de ser pioneira no país por introduzir bibliotecas em eventos de livros.

O evento reúne crianças e adolescentes, em sua maioria levados por escolas públicas, particulares e ONGs, em atividades de leitura, além de conversarem com escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil, conhecerem suas obras, seu ofício, ouvirem leituras de livros premiados pela FNLIJ, visitarem a Biblioteca com um acervo selecionado pela FNLIJ de aproximadamente 2.000 títulos.

A FNLIJ tem como principal objetivo do evento promover o livro, a leitura e a literatura. As atividades ocorrem todas a partir dos livros e sua leituras. Não há na programação atividades de contadores de história com fantasias ou se utilizando de músicas e de dramatizações dos textos,

Ao final da visita ao Salão, a FNLIJ presenteia a cada criança e adolescente com um livro de literatura ou informativo como culminância da proposta do evento que é valorizar o livro e a leitura, como prática de vida.

Para o público adulto, na perspectiva de contribuir para a formação de professores, bibliotecários, especialistas e educadores em geral como leitores de literatura, a FNLIJ criou o Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós e os Encontros Paralelos que ocorre durante o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. 

Veja mais sobre o Salão FNLIJ acessando o link http://www.fnlij.org.br/site/saloes-fnlij.html

Projetos em parceria

Bibliotecas Comunitárias – Instituto Ecofuturo

O Projeto Bibliotecas Comunitárias do Instituto Ecofuturo, criado em 1999 a partir de 2001 estabeleceu parceria com a FNLIJ e que se mantém.

A participação da FNLIJ no projeto na implantação de bibliotecas  do Instituto Ecofuturo compreende a seleção do acervo, a organização  e realização de dois cursos de formação para os professores da rede municipal e outros agentes interessados ocorre na cidade  onde as bibliotecas são instaladas, além de supervisão e consultoria.

Com o objetivo de garantir acesso à leitura de qualidade às comunidades no entorno dessas bibliotecas, o projeto já instalou mais de 100 bibliotecas em diferentes estados. Saiba mais sobre o projeto http://www.ecofuturo.org.br/blog/projeto/bibliotecas-comunitarias/biblioteca-comunitaria-ler-e-preciso/

  • Cursos de formação de professores para a SME-RJ

Desde 2006  a FNLIJ organiza cursos para  a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro  com o objetivo de contribuir para a formação leitora dos professores para atuar na formação de novos leitores e usuários da cultura escrita, além de valorizar o espaço da biblioteca nas escolas públicas.

O mais antigo é o curso “ Leitura, Literatura e Formação de leitores” com 80 horas de duração. Em 2010, teve início o “Livros e Leitura desde o Berço” para professores da Educação Infantil e em, 2011, o curso Jovens Leitores para professores do Ensino Médio.

Para mais informações sobre a FNLIJ consulte o site www.fnlij.org.br

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil    –   FNLIJ

Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras

Rio de Janeiro / RJ – CEP 22221-140

Tel +55 (21) 2262-9130www.fnlij.org.br